HOME
QUEM SOMOS
ATENDIMENTO
BOLETIM
PODCAST
PERGUNTE AO PASTOR
SIMPÓSIO
Pesquisa personalizada
IPB
 
boletim informativo nº 18/2015
Domingo, 3 de Maio de 2015

Guiados por Deus

A ameaça não foi obstáculo para o desenvolvimento do ministério do senhor Jesus Cristo. Após a prisão de João Batista, os fariseus (líderes religiosos) preocuparam-se com o progresso do ministério de Jesus (João 4:1; Marcos 6:17-20). Jesus soube do movimento que se passava na cúpula religiosa judaica (João 4:1; Mateus 4:12). Nisso, ele saiu da Judeia em direção à Galileia. Na viagem surgiu cansaço, sede e fome (João 4:6-9). Sobre todas as provações surgidas na viagem a Jesus e aos seus discípulos, João registra que “era necessário que ele passasse por Samaria” (João 4:4). O verbo necessário (grego ἔδει) traz o sentido de “algo que deveria ser feito devido a uma compulsão interna e externa […] está relacionado à vontade pessoal de Deus (Low e Nida, página 596 e NDINT, volume 1 página 154). Jesus, cheio do Espírito (João 3:34) toma direções que Deus Pai lhe dá. A motivação de sair da Judéia para a Galileia, passando por Samaria, estava em realizar a vontade de Deus e não em um pensamento de fuga: Jesus sabia muito bem que seu tempo ainda não tinha chegado. O cansaço, a sede e a fome foram consequências do cumprimento da vontade de Deus. Como cristãos somos chamados para viver a nova vida que recebemos no Filho de Deus (Gálatas 2:19,20), donde podemos deparar com situações paralelas registradas no evangelho segundo João 4:1-9. Na situação de discípulos de Cristo, há momentos que não entendemos muito bem ou quase nada do caminho que nossa vida está sendo direcionada. Pode ser que inesperadamente nos sejam apresentadas situações inoportunas em que precisamos mudar de rumo: torna-se necessário! Contudo, acalme o coração, confie na supremacia de Cristo. Em toda direção que Deus determinou para nós, somos colocados também como responsáveis (1 Tessalonicenses 5:21): “o coração humano só pode descansar na bendita verdade da absoluta soberania de Deus e desfrutar dela na medida em que se exerce fé. A fé sempre se fixa em Deus […] persevera no meio das decepções, das necessidades, das angústias de coração que a vida oferece, reconhecendo que tudo provém da mão dAquele que é sábio por demais para errar e por demais amoroso para ser cruel (W. Pink, A Soberania de Deus)”. Assim, é necessário que avaliemos se a direção que estamos tomando cumprirá a vontade de Deus (será para sua glória?). As mudanças de rumos necessárias para nós, preparadas por Deus, podem ser impulsionadas pela perseguição; podem trazer cansaço, sede e fome. Contudo, nem perseguição, ou cansaço, ou sede, ou fome, devem ser vistos como os motivos de nossas mudanças. Se, como cristão, você não tem entendido algumas direções que tem acontecido em sua vida, confie! Persevere! Caminhe! Descanse no Senhor! Pois ele tem o guiado, em meio a todas as dificuldades, para o final que lhe fora proposto.

Aniversariantes

Dia 4 Mariana Barreto Vieira, telefone 8180 7750.
Dia 6 Jônatas de Sales Macedo Carneiro.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Estatutos da IPB

Regimento Interno do Supremo Concílio
Capítulo III
Da Mesa e Funcionários
D) Tesoureiro
Artigo 15
 Compete ao Tesoureiro:
a) Arrecadar as verbas orçadas pelo plenário e as ofertas destinadas ao Concílio;
b) Fazer os pagamentos orçados pelo Concílio;
c) Manter em dia a escrita respectiva;
d) Apresentar periodicamente balancete à Comissão Executiva;
e) Prestar contas ao Concílio nas reuniões ordinárias;
f) Velar pela fiel execução do orçamento de receita.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de abril, o culto de oração estará sob a responsabilidade da Junta Diaconal.

Construção do Novo Templo

Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 3 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 4 Manhã: folga; tarde: cuidar dos pais.
Dia 5 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: estudo bíblico.
Dia 6 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; Noite: reunião do Conselho.
Dia 7 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 8 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais.
Dia 9 Atividades pastorais.

Atividades da Semana:
Seminarista Weber

Dia 3 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 4 Manhã: secretaria; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 5 Manhã: quartel; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 6 Manhã: estudo; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 7 Manhã: quartel; tarde: estudo; noite: estudo.
Dia 8 Manhã: estudo; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 9 Estudo.

Dados dos Membros

A Secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da 3ª IPT) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento da carta da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF — Fecomércio, e encaminha para o Ministério de Administração e Finanças.
2. Toma conhecimento da carta da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais — APMT, e encaminha ao Conselho de Missões.
3. Toma conhecimento da Federação Nacional de Cultura — Fenac.

Avisos

 No dia 6 de maio (próxima quarta-feira), às 20h, haverá a reunião do Conselho da igreja. Todos os pastores e presbíteros deverão estar presentes.
 Em virtude da assembleia no dia 7 de junho, os irmãos membros comungantes farão indicação de nomes para concorrer ao presbiterato e diaconato no dia 31 de maio, na Escola Dominical.

Orientações para a Eleição de Oficiais

Muitos podem não dar importância à assembleia para eleição de oficiais. Contudo, o livro de Atos dos Apóstolos (Atos 14:23) nos mostra que esta prática era usual na Igreja Cristã. Como vemos, no caso, o apóstolo Paulo promovendo “eleição de presbíteros”, os quais conduziriam a vida comunitária, doutrinária, beneficente, administrativa e espiritual da Igreja. É nesta oportunidade que a Igreja manifesta sua opinião em relação a seus oficiais, escolhendo-os, reconduzindo-os ao oficialato efetivo ou retirando-os de tal função, embora não retire deles o ofício. Vale lembrar que o ofício do presbiterato ou diaconato é perpétuo (artigo 25 da CI/IPB, §1), embora a sua função seja eletiva por 5 anos — podendo ser reconduzido tantas vezes quantas a Igreja achar conveniente. Na prática, como membro comungante, o que posso fazer? Cada membro comungante deve orar pedindo orientação a Deus para que lhe dê discernimento em identificar o membro que se adequa ao oficialato do diaconato e presbiterato e conversar pessoalmente com o pretendido candidato para que ele confirme a vocação (indicação). Tendo a confirmação do candidato, a igreja poderá compartilhar seu desejo por meio do voto. Mas lembre-se, o investimento em oração e a conversa com o preterido candidato deve acontecer antes da indicação. Na indicação, você, como membro comungante, e o candidato, devem estar cientes do passo que será dado na indicação.

País de Oração: Suriname

Localização América do Sul
Capital Paramaribo
Extensão territorial 163.820 km2
Idioma Holandês
População total 543.925 habitantes
PIB 5.299 milhões de US$
Moeda Dólar do Suriname

Suriname

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

veja mais
Interação:
Feed RSS
Versão em PDF
Receba por e-mail:
Arquivo:
- 2017 - Arquivo ZIP 2017 (7 MB)
- Outubro
43/2017 - dia 22
42/2017 - dia 15
41/2017 - dia 08
40/2017 - dia 01
+ Setembro
+ Agosto
+ Julho
+ Junho
+ Maio
+ Abril
+ Março
+ Fevereiro
+ Janeiro
+ 2016 - Arquivo ZIP 2016 (8 MB)
+ 2015 - Arquivo ZIP 2015 (9 MB)
+ 2014 - Arquivo ZIP 2014 (8 MB)
+ 2013 - Arquivo ZIP 2013 (8 MB)
+ 2012 - Arquivo ZIP 2012 (10 MB)
+ 2011 - Arquivo ZIP 2011 (11 MB)
+ 2010 - Arquivo ZIP 2010 (10 MB)
+ 2009 - Arquivo ZIP 2009 (9 MB)
+ 2008 - Arquivo ZIP 2008 (7 MB)
+ 2007 - Arquivo ZIP 2007 (6 MB)
+ 2006 - Arquivo ZIP 2006 (5 MB)
+ 2005 - Arquivo ZIP 2005 (6 MB)
+ 2004 - Arquivo ZIP 2004 (2 MB)
+ 2003 - Arquivo ZIP 2003 (5 MB)
home | quem somos | atendimento | boletim | podcast | pergunte ao pastor | simpósio | política de privacidade
Copyright © 2017 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga | Webmaster | Design, desenvolvimento e hospedagem: Vini Costa