HOME
QUEM SOMOS
ATENDIMENTO
BOLETIM
PODCAST
PERGUNTE AO PASTOR
SIMPÓSIO
Pesquisa personalizada
IPB
 
boletim informativo nº 22/2015
Domingo, 31 de Maio de 2015

Prioridades

Após conseguir a comida em Sicar, os discípulos de Jesus voltam ao encontro de seu mestre e se assustam de vê-lo conversando com uma mulher samaritana. A samaritana apressadamente volta-se em direção à cidade, ao encontro de seu povo, deixando seu cântaro de água, para informá-los que tinha encontrado o Messias (seu objetivo era que eles também tivessem a mesma experiência que ela). Os discípulos oferecem a Jesus da comida conseguida na cidade, mas ele a recusa: naquele momento sua comida era fazer a vontade de Seu Pai. Os discípulos não entendem a atitude de Jesus, demonstrando, ainda, falta de conhecimento da sua missão. Assim como o Senhor Jesus declarou à samaritana que Deus Pai procura verdadeiros adoradores (João 4:24), ele também tem esse objetivo. De certo, os adoradores de Deus Pai são encontrados exclusivamente por meio da mediação de seu Filho. Todavia, por não ter um bom esclarecimento da missão de Jesus (versículo 32, verbo “conhecer” em grego: ὀίδα, tem o sentido de conhecimento que produz obediência, NDINT, volume 2 páginas 14 e 15), os seus discípulos não entendiam a reação dele. Para eles, a comida adquirida em Sicar era algo essencial e esperavam que a reação natural de Jesus fosse se alimentar daquela comida. Para o Senhor Jesus, o que mais lhe interessava era fazer a vontade de Deus Pai. A samaritana, entendendo a mensagem de Jesus, deixa seu cântaro de água propositadamente e vai ao encontro do seu povo para anunciar a água viva que recebera. O conhecimento (intimidade) de Jesus transforma qualquer coração, levando-o cativo a Cristo. O Reino de Deus torna-se primazia na vida do cristão. Calvino (“Comentário de João”, página 181) diz que “o Reino de Deus deve ter a preferência de todos os confortos do corpo”. A água e a comida são matérias essenciais para sobreviver, mas não pode ser a principal busca do cristão. Na investida desenfreada por sobrevivência propagada pela sociedade moderna existencialista, a busca pelo que é secundário tornou-se a preocupação de muitos. Todavia, alimentar a alma torna-se primazia diante da água do poço de Jacó ou da comida de Sicar. Jesus mostrou que fazer a vontade de Deus é a garantia de se alimentar pela fonte de nutrição interna e permanente (João 4:34). O objetivo de Jesus fazer a vontade de Deus Pai se completou (João 17:4). Nisso, Jesus Cristo tem concedido a povos de todo mundo o conhecimento de Deus Pai para que o adore em Espírito e em Verdade. O alimento espiritual é concedido pela graça de Deus, esperando que os agraciados se desenvolvam por meio dele (Mateus 11:12). Entrementes, o caminho permanece o mesmo. Nossa busca primeira deve ser o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6:33).

Aniversariantes

Dia 31/5 Samuel Augusto Lins, telefone 3336 6803.
Dia 2/6 Leonardo de Moraes Guerreiro, telefone 3263 2992.
Dia 6/6 Emanuelle Silveira Nunes, telefone 8187 4041.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Estatutos da IPB

Regimento Interno do Supremo Concílio
Capítulo IV
Do Funcionamento
A) Propostas
Artigo 22
 Quando qualquer matéria estiver em discussão, não se poderá receber nenhuma outra proposta, salvo para “levantar-se a sessão”, “adiar-se para a ordem do dia da sessão seguinte”, “ficar sobre a mesa”, “emendar”, “substituir por outra proposta sobre o mesmo assunto”, “adiar” para data determinada ou “remeter a uma comissão”.
Artigo 23 Pedida a votação da matéria em debate, o presidente consultará o Concílio se está pronto para votar. Se dois terços do plenário responderem afirmativamente, proceder-se-á à votação, sem mais demora.
Artigo 24 Qualquer matéria poderá ser discutida por partes.
Artigo 25 As emendas, as subemendas e os substitutivos devem ser votados antes da proposta original na ordem inversa daquela em que forem apresentados.
Artigo 26 Nenhuma questão será reconsiderada, na mesma reunião do Concílio, salvo com o consentimento da maioria dos membros que tenham estado presentes à sua decisão, sob proposta de um que tenha votado com a maioria.
Artigo 27 Um assunto que tenha sido adiado indefinidamente não será apresentado de novo na mesma reunião do Concílio, salvo com o consentimento de três quartas partes dos membros que tenham estado presentes à sua decisão.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de maio, o culto de oração estará sob a responsabilidade da Junta Diaconal. No mês de Junho, o culto de oração é da responsabilidade do Conselho da igreja.

Construção do Novo Templo

Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 31/5 e 1/6 5ª Igreja Presbiteriana de Manaus.
Dia 2/6 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: estudo bíblico.
Dia 3/6 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: reunião do Conselho.
Dia 4/6 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 5/6 Manhã e tarde: gabinete; noite: culto de oração.
Dia 6/6 5ª Igreja Presbiteriana de Manaus.

Atividades da Semana:
Seminarista Weber

Dia 31/5 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 1/6 Manhã: secretaria; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 2/6 Manhã: quartel; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 3/6 Manhã: estudo; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 4/6 Manhã: quartel; tarde e noite: estudo.
Dia 5/6 Manhã: secretaria; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 6/6 Estudo.

Dados dos Membros

A Secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da 3ª IPT) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento dos valores repassados pela tesouraria da igreja à tesouraria do Supremo Concílio.
2. Toma conhecimento da proposta dos ministérios da igreja, e aprova as atribuições dos ministérios, atualmente, reformulados.
3. Toma conhecimento dos passos que estão sendo tomados para a regularização das áreas das congregações do Areal e Samambaia.
4. Toma conhecimento das informações da contabilidade da igreja pelo contador Cesar Arcanjo.

Avisos

 Hoje haverá indicação de membros comungantes ao oficialato, conforme CI/IPB artigo 9° letra “a”, artigo 13 inciso 1° e 2°, artigo 14 letra “e” e artigo 54 inciso 1°.
 No dia 3 de junho, às 20 horas, haverá reunião do Conselho da igreja. Todos os pastores e presbíteros deverão comparecer.
 No dia 20 de junho, às 19h30, haverá o encontro realizado pela missão “Portas Abertas”, cujo tema é “Pastores, líderes e irmãos servindo A Igreja Perseguida”. Local: Igreja Presbiteriana do Cruzeiro.
 No dia 20 de junho, haverá treinamento de revitalização de igrejas na Igreja Presbiteriana do Guará I. Horário: das 9h às 12h e das 13h às 17h. Maiores informações, entre em contato pelo telefone 3568 0692.
 No dia 27 de junho (sábado), das 9h às 12h, haverá reunião de planejamento com todos os oficiais da igreja e lideranças.

Eleição de Oficialato na IPB

A Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil se preocupa com o caráter cristão dos seus oficiais. Assim, há exigências para aquele que deseja ingressar no ministério: o oficial deve ser “assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres, irrepreensível na moral, são na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade na vida” (CI-IPB, artigo 53). Além das exigências pessoais feita aos candidatos ao oficialato e ao diaconato, a CI-IPB estabelece diversos requisitos institucionais que devem ser observados pelos conselhos e assembleias na hora de eleger seus oficiais. Conforme o artigo 13, §1, e o artigo 112, há a afirmativa de que só poderão ser votados os maiores de 18 anos e civilmente capazes. O §2 lembra que “para alguém exercer cargo eletivo na igreja, é indispensável o decurso de seis meses após a sua recepção; para o presbiterato ou diaconato, o prazo é de um ano, salvo casos excepcionais, a juízo do Conselho, quando se tratar de oficiais vindos de outra Igreja Presbiteriana”. Entrementes, cabe ao conselho e à assembleia verificarem cuidadosa e criteriosamente se os candidatos que se apresentam ou são apresentados atendem a estes postulados. Verifique, examine, ore, e participe votando conscientemente e buscando o bem da igreja. Analise a vida pessoal, familiar, social, econômica e eclesiástica daquele em quem você pretende votar.

14° Simpósio de Evangelização

No dia 21 de junho (domingo), será realizado o pré-lançamento do simpósio, onde serão apresentados o coordenador geral e coordenadores de equipes, e apresentados os membros das equipes, nominalmente. Nesse dia de programação especial, toda a igreja será convocada a estar envolvida na programação do simpósio, em oração e convidando pessoas, de preferência quem não teve contato com o evangelho, para estarem participando do simpósio.

País de Oração: Timor Leste

Localização Sudeste da Ásia
Capital Dili
Extensão territorial 14.870 km2
Idioma Português e tétum
População total 1.152.439 habitantes
PIB 4.941 milhões de US$
Moeda Dólar americano

Timor Leste

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

veja mais
Interação:
Feed RSS
Versão em PDF
Receba por e-mail:
Arquivo:
- 2017 - Arquivo ZIP 2017 (7 MB)
- Outubro
42/2017 - dia 15
41/2017 - dia 08
40/2017 - dia 01
+ Setembro
+ Agosto
+ Julho
+ Junho
+ Maio
+ Abril
+ Março
+ Fevereiro
+ Janeiro
+ 2016 - Arquivo ZIP 2016 (8 MB)
+ 2015 - Arquivo ZIP 2015 (9 MB)
+ 2014 - Arquivo ZIP 2014 (8 MB)
+ 2013 - Arquivo ZIP 2013 (8 MB)
+ 2012 - Arquivo ZIP 2012 (10 MB)
+ 2011 - Arquivo ZIP 2011 (11 MB)
+ 2010 - Arquivo ZIP 2010 (10 MB)
+ 2009 - Arquivo ZIP 2009 (9 MB)
+ 2008 - Arquivo ZIP 2008 (7 MB)
+ 2007 - Arquivo ZIP 2007 (6 MB)
+ 2006 - Arquivo ZIP 2006 (5 MB)
+ 2005 - Arquivo ZIP 2005 (6 MB)
+ 2004 - Arquivo ZIP 2004 (2 MB)
+ 2003 - Arquivo ZIP 2003 (5 MB)
home | quem somos | atendimento | boletim | podcast | pergunte ao pastor | simpósio | política de privacidade
Copyright © 2017 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga | Webmaster | Design, desenvolvimento e hospedagem: Vini Costa