HOME
QUEM SOMOS
ATENDIMENTO
BOLETIM
PODCAST
PERGUNTE AO PASTOR
SIMPÓSIO
Pesquisa personalizada
IPB
 
boletim informativo nº 47/2011
Domingo, 20 de Novembro de 2011
A Condição Humana em Face do Pecado
“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.”
Efésios 2:1.

Aqui está um texto sobre a condição humana em face do pecado! O objetivo dessa pastoral é fazer-nos entender que o pecado é capaz de fazer separação entre o ser humano e Deus; levar-nos a aprender que o pecado pessoal é a razão dos desentendimentos; e levar-nos a buscar ter uma vida de santidade. A condição humana em face do pecado é de morte, escravidão e condenação. O cristão deve buscar sempre a santidade e assim evitará a falta de comunhão com Deus e com o próximo. A ausência da busca pela santidade revela o quanto não nos afastamos da nossa antiga condição humana. Toda igreja tem problemas na área de comunhão entre os irmãos. Quando dois se desentendem logo entra em ação a “turma do deixa disso” mas, na maioria das vezes, o problema não é realmente resolvido. Nosso papel é falar menos sobre os entraves pessoais e falar mais a respeito do motivo que leva um cristão a estes entraves. Não há como ser consertado qualquer relacionamento sem perdão e humildade. É preciso colocar o dedo na ferida e mostrar que quando nos amarguramos temos em primeiro lugar um problema espiritual. Resolver nossos conflitos passa pelo confronto com nossos próprios pecados. O apóstolo Paulo vê o ser humano de maneira diferente daquela vista pelo pensador suíço J. J. Rousseau, que considera que “o homem nasce bom” e que “a sociedade o corrompe”. Paulo vê o homem como um ser incapaz de dirigir os seus próprios negócios ou de criar uma sociedade justa, livre, humanitária e tranquila. Paulo está com razão porque ele fala na autoridade do Espírito Santo. Paulo pinta um quadro vívido da real condição da natureza humana em face do pecado, mostrando que sem o conhecimento de Cristo o ser humano está morto, escravizado e condenado — estado espiritual produzido pelos delitos e pecados. Vamos conhecer a condição humana em face do pecado nos três aspectos apresentados: 1. A condição humana é de morte — versículos 1-2a: a morte a qual Paulo se refere não é uma figura de linguagem. É uma declaração real da condição espiritual de todas as pessoas fora de Cristo. A morte tem sua origem nas ofensas e pecados. 2. A condição humana é de escravidão — versículos 2-3a: O “andar” apresentado por Paulo sugere uma escravidão pavorosa a forças que o controlam por completo. Paulo cita três influências como sendo as que controlam e dirigem a existência do homem sem Cristo: o mundo, a carne e o diabo. 3. A condição humana é de condenação — versículo 3b: “filhos da ira” significa que pelo mero nascimento incorremos na ira divina. A ira de Deus é a hostilidade pessoal, reta e constante de Deus contra o mal. É sua recusa firme de ceder o mínimo que seja para o mal. A morte, a escravidão e a condenação: estes são os três conceitos que Paulo junta para retratar a condição humana em face do pecado. Fora de Cristo o homem está morto por causa de seus delitos e pecados, escravizado pelo mundo, pela carne e pelo diabo, e condenado sob a ira de Deus.

Aniversariantes
 
Dia 20 Letícia Candido Moreira, telefone 3202 8227.
Dia 20 Maria Lúcia Oliveira, telefone 3561 1874.
Dia 23 Ester de Sá Costa, telefone 3202 6542.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo V - Concílios
Seção 1ª – Concílios em geral
Artigo 83 São funções privativas do Conselho:
i) Exigir que os oficiais e funcionários sob sua direção cumpram fielmente suas obrigações;
j) Organizar e manter em boa ordem os arquivos, registros e estatística da Igreja;
l) Organizar e manter em dia o rol de membros comungantes e de não-comungantes;
m) Apresentar anualmente à Igreja relatório das suas atividades, acompanhado das respectivas estatísticas;

Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 27 de novembro, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
- 0 a 2 anos Andréia e Cláudia.
- 3 a 5 anos Patrícia.
- 6 a 9 anos Francilene.
- 10 a 12 anos Eliene.
 
Resoluções do Conselho
 
- Recebe-se os relatório da UPH, UMP e UPA, e encaminha para análise dos presbíteros Jorge e Roberto Vieira, e para o reverendo Djalma, respectivamente.
- Recebe-se o pedido de inclusão do Coral Puro Amor no orçamento de 2012 da 3ª IPT. O Conselho resolve incluir o Coral Puro Amor juntamente com o Conjunto Celebrai e o Ministério de Louvor Ônix, criando a rubrica Ministério de Música no orçamento geral da igreja.
- Soma-se conhecimento do pedido de abertura de conta poupança para transações da tesouraria da UMP. Resolve-se autorizar a abertura de conta poupança no nome do presidente e/ou tesoureiro da UMP, com prestação de contas à tesouraria da 3ª IPT.
 
Encontro Nacional de Mocidades
 
Faltam apenas 3 meses para o Encontro Nacional de Mocidade Presbiteriana. Acesse o site www.ump.org.br e faça logo a sua inscrição! O ENMP será realizado nos dias 1º a 5 de fevereiro, no SESC de Guarapari, ES. Os preletores serão: reverendo Mauro Meiter, reverendo Augustus Nicodemos, reverendo Roberto Alencar, reverendo Hernandes Lopes, reverendo Roberto Brasileiro, reverendo Carlos Veiga, reverendo Charles Melo, reverendo Marcos Agripino e reverendo Ricardo Costa. Inscreva-se Já!
 
Reunião do Conselho
 
O Conselho da 3ª IPT se reunirá no dia 1º de dezembro, às 20h, no salão social. Todos os presbíteros e pastores estão convocados. Os ministérios, departamentos e sociedades internas que não enviaram o relatório, deverão encaminhar para apreciação do Conselho.
 
45º Aniversário da 3ª IPT
 
A 3ª IPT está comemorando 45 anos de organização e, dando continuidade às festividades, o reverendo Samuel de Paula Cardoso, da Igreja Presbiteriana Parque Esplanada — São Paulo, será o Palestrante de hoje, dia 20 de novembro, às 18h30. Alegramos-nos com a presença do reverendo Samuel e que ele possa ser usado como instrumento de Deus.

Agenda IPB 2012
 
Adquira já a agenda 2012 da Igreja Presbiteriana do Brasil na secretaria da igreja. 
 
Café com Fé
 
A Mocidade da 3ª IPT realizará no dia 17 de dezembro de 2011, às 19h, um momento de comunhão, louvor e crescimento teológico e espiritual. Traga seus amigos e participe! 
 
Visão 2011
 
Nos dias 25 a 27 de novembro de 2011, será realizado na Igreja Presbiteriana Alvorada o Congresso Missão Integral de Jovens Visão 2011, com o tema: “Conectar, Seguir e Compartilhar – Fazendo Seguidores em um Mundo Conectado”. Os preletores serão os pastores Valdir Steuernagel, do Paraná, e Fabrício Cunha, de São Paulo, além das presença da Banda Visão, Carlinhos Veiga e Hélvio Sodré. Inscrições pelo site www.visãodf.com.br. Taxa de inscrição: R$ 60,00.
 
Viagem Pastoral
 
O reverendo Geomário estará em Curitiba, PR, nos dias 21 a 23 de novembro, para encontrar o antigo proprietário da área da Congregação no Areal da 3ª IPT, a fim de buscar regularizar a situação do terreno junto à Administração. Esteja orando.
 
Asssembleia Geral Ordinária

O Conselho convoca Assembleia Geral Ordinária para o dia 11 de dezembro, domingo, às 9h, horário da Escola Dominical. Todos as sociedades internas, departamentos e ministérios deverão apresentar seus relatórios. Participe!

País de Oração: Venezuela

Localização América do Sul
Capital Caracas
Extensão territorial 912.050 km2
Idioma Espanhol
População total 29.043.555 habitantes
PIB 325.965 milhões de US$
Moeda Bolivar venezuelano



Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

 

veja mais
Interação:
Feed RSS
Versão em PDF
Receba por e-mail:
Arquivo:
- 2017 - Arquivo ZIP 2017 (8 MB)
- Dezembro
51/2017 - dia 17
50/2017 - dia 10
49/2017 - dia 03
+ Novembro
+ Outubro
+ Setembro
+ Agosto
+ Julho
+ Junho
+ Maio
+ Abril
+ Março
+ Fevereiro
+ Janeiro
+ 2016 - Arquivo ZIP 2016 (8 MB)
+ 2015 - Arquivo ZIP 2015 (9 MB)
+ 2014 - Arquivo ZIP 2014 (8 MB)
+ 2013 - Arquivo ZIP 2013 (8 MB)
+ 2012 - Arquivo ZIP 2012 (10 MB)
+ 2011 - Arquivo ZIP 2011 (11 MB)
+ 2010 - Arquivo ZIP 2010 (10 MB)
+ 2009 - Arquivo ZIP 2009 (9 MB)
+ 2008 - Arquivo ZIP 2008 (7 MB)
+ 2007 - Arquivo ZIP 2007 (6 MB)
+ 2006 - Arquivo ZIP 2006 (5 MB)
+ 2005 - Arquivo ZIP 2005 (6 MB)
+ 2004 - Arquivo ZIP 2004 (2 MB)
+ 2003 - Arquivo ZIP 2003 (5 MB)
home | quem somos | atendimento | boletim | podcast | pergunte ao pastor | simpósio | política de privacidade
Copyright © 2017 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga | Webmaster | Design, desenvolvimento e hospedagem: Vini Costa