HOME
QUEM SOMOS
ATENDIMENTO
BOLETIM
PODCAST
PERGUNTE AO PASTOR
SIMPÓSIO
Pesquisa personalizada
IPB
 
histórico
No ano de 1961, por determinação da Missão Oeste do Brasil, o Rev. Paulo Coublentz atuava como missionário em Taguatinga. Sua igreja-base era a 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga. Várias famílias crentes e interessadas passaram a freqüentar a igreja. Em 1962, o evangelista Silas Inácio Ramos foi enviado para auxiliar nos trabalhos.

Nesse mesmo ano foi fundado um ponto de pregação na Vila Matias, o qual, rapidamente, se transformou em uma Congregação, que se reunia na QSD 33, lote 19. Em 1963, a congregação se subdividiu, surgindo assim a Congregação da Vila Dimas.

Em janeiro de 1966, essa congregação foi organizada como 3ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA, sob o pastorado do Rev. Paulo Blake Smith.

O terreno em que fica o templo atual da igreja, na Área Especial 26, Setor “D” Sul, em frente à QSD 30, foi adquirido em 1968. Nesta época, o Evangelista Nagibe Morais Amim estava à frente dos trabalhos.

Em 1970 a 3ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA dividiu-se, por causa de problemas doutrinários com o pentecostalismo. Parte dos membros saiu para fundar uma outra igreja evangélica, de orientação pentecostal. Os outros irmãos permaneceram na Igreja Presbiteriana do Brasil. Por causa da divisão, a Igreja não conseguiu se sustentar sozinha e voltou a ser Congregação. O trabalho foi colocado sob a responsabilidade da 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, tendo à frente o presbítero Carlos Fernandes Arantes.
 
Em 1975, o Rev. Getúlio de Souza assumiu a Congregação teve um impulso considerável. Em 1977 o Rev. Getúlio foi substituído pelo Rev. Pedro Silva, que pastoreou a Congregação até 1979, quando o então Lic. Higolino de Sena Batista tomou à frente dos trabalhos.

Finalmente, em 9 de dezembro de 1979, sob a liderança do Rev. Adail Carvalho Sandoval, reuniram-se os Revs. Anderson Martins Rios e Getúlio de Souza e os presbíteros Cleber Nunes Barbosa, Wolmer Horst e Hugolino de Sena, para reorganizarem a Congregação em Igreja, voltando a denominar-se 3ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA.

Dentre os irmãos que participaram da reorganização da 3ª. IPT, destacam-se alguns nomes: Sr. Isolino e Sra. Genilha, Sr. Miguel e Sra. Áurea Batista, Sra. Laura, Sr. Gonçalo, Sr. Geraldo e Sra. Valda Maia, Sr. Borges e Sra. Rita, Sra. Maria do Carmo, Sra. Angela, Sr. Nivaldo, Sra. Elita, Sra. Eliete, Sr. Francilene, Sra. Isabel e Sra. Renata.

Em 19 de outubro de 1980 os irmãos Geraldo Maia e Nivaldo foram eleitos, respectivamente, presbítero e diácono.

Em 1982 a 3ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA esteve sob a liderança do Pr. Osmar Reis Andrade. Nesse mesmo ano, em 4 de fevereiro, foi reorganizada a Sociedade Auxiliadora Feminina que tinha a seguinte diretoria:
  • Presidente: Deuzimar de Oliveira Ribeiro
  • Vice-Presidente: Norma Ferreira
  • 1ª Secretária: Ana Angélica
  • 2ª Secretária: Olinda Angélica
  • Tesoureira: Valda Maia
  • Relatora: Norma Ferreira.
Em 1983 a 3ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA volta a ser dirigida pelo agora Rev. Hugolino de Sena. No ano seguinte, assumiu o pastorado o Rev. Alcides Martins Jr. Mais tarde, a 3ª IPT recebe o Pr. Rogério Ferreira de Almeida, que esteve à frente do pastorado até 1987. Nesse período de 4 anos, foram construídos 2 banheiros, a antiga cozinha, os muros ao redor da igreja, a grade da frente e a calçada. Também foi dado início à construção da quadra de esportes que teve seu término em 1989, já na direção do Rev. Pedro Silva, que pastoreou a igreja até 1990.

O Rev. Rogério Ferreira de Almeida voltou a pastorear a Igreja em 1991. Neste mesmo ano é inaugurado o “Clube de Mães Priscila”, que teve, em 1992, destaque na Revista SAF, Ano 37, nº 1 e o “Clube dos Idosos”. Também foi feita uma reforma do púlpito e na fachada da Igreja. Também foi feita a inauguração do Colégio Simonton, com 8 alunos. Mais tarde todo o Colégio foi reformado: foi construído o muro, a piscina, a quadra de esporte, o parque infantil, mais salas e a cozinha.

No 1º semestre de 1996 a 3ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA fica sob a direção do Rev. Audovando, voltando, no 2º semestre, a ser dirigida pelo Rev. Rogério que pastoreou a Igreja até o final do ano.

Em janeiro de 1997, o Rev. Djalma Augusto Lins assumiu o pastorado da Igreja, onde ficou até dezembro de 2001. Neste período, foram feitas reformas no templo da Igreja e na iluminação, além de melhorias no som e a colocação de placas sinalizadoras. Em 1998 a 3ª IPT abriu um ponto de pregação no Riacho Fundo II. No ano seguinte, a 3ª IPT adquiriu um lote no Areal.

Em janeiro de 2002, o Rev. Geomário Moreira Carneiro assumiu o pastorado efetivo da Igreja, onde está hoje. Em 30 de março de 2003, a congregação do Riacho Fundo II foi organizada como a 1ª. Igreja Presbiteriana do Riacho Fundo II. Em sua gestão, foi cimentada a área externa da Igreja e estão sendo feitas reformas no templo e no Colégio Presbiteriano Simonton. Também foi alterado o estatuto do Colégio Simonton, que agora se chama Instituto Presbiteriano Simonton.

Atualmente, a Igreja mantém duas congregações, uma na quadra 429 de Samambaia, liderada pelo Sem. Izaías Sabino e uma no Areal, conduzida pelo Lic. Sandro Mariano Viana. A equipe pastoral da Igreja é formada pelo Rev. Geomário Moreira Carneiro e pelo Rev. Sandro Mariano Viana.
veja mais
  Links:
home | quem somos | atendimento | boletim | podcast | pergunte ao pastor | simpósio | política de privacidade
Copyright © 2017 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga | Webmaster | Design, desenvolvimento e hospedagem: Vini Costa